terça-feira, 29 de setembro de 2009

Quem sou eu como professor e aprendiz ?

Em minha prática pedagógica procuro interagir com meus alunos de maneira que eles sintam-se interessados em buscar novidades. A cada assunto tratado procuro fazer com que eles despertem o interesse por saber mais um pouco sobre o tema.
Para que isso ocorra é necessária a troca de idéias entre professor- aluno, pois acredito que a criança só aprende quando é desafiada e tem total liberdade para expor suas idéias. Essa troca entre professor-aluno resultará em um rico processo de ensino e aprendizagem de ambas as partes, pois nós professores também aprendemos muito com os alunos e com nossos colegas de trabalho.
Em minha opinião o professor tem por obrigação trabalhar o coletivo com seus pares, pois só assim o trabalho surtirá efeito dentro do ambiente escolar, nem que para isso seja necessária a mudança de metodologia de ensino, e eu particularmente sempre estive disposta a tomar esse tipo de decisão quantas vezes forem necessárias durante minha vida docente.

O que é um hipertexto ?

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Segundo
RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.

http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.
http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html

O hipertexto, em minha opinião vem como um facilitador da aprendizagem, visto que quem está fazendo a leitura vai ter acesso a várias informações sobre um determinado assunto. Este tipo de texto leva o leitor a ter mais curiosidade sobre o tema que esta sendo tratado, e isto na sala de aula é crucial, pois a criança já tem sua curiosidade nata, e nós professores podemos usar dessa ferramenta em benefício do aprendizado.